• contato@carmox.com.br
  • (35) 3014-0166

Corrosão eletrolítica: o que é e como afeta as tubulações?

Compartilhe

Você sabe o que é a corrosão eletrolítica? Entende sobre este assunto e, mais do que isso, sabe como este tipo de corrosão pode prejudicar as tubulações da sua indústria, equipamento tão importante para a passagem dos mais diversos tipos de produtos? Além do mais, a corrosão eletrolítica pode afetar ainda os tanques industriais e isto pode levar a grandes prejuízos para a empresa, além de, em alguns casos, colocar em risco a saúde de trabalhadores.

Por isso, prestar atenção nos detalhes deste tipo de corrosão é super importante e contar com uma empresa especializada na fabricação e montagem de tubulação de tanques industriais é primordial.

O que é corrosão eletrolítica?

A corrosão eletrolítica trata-se de um processo eletroquímico, quando ocorre uma aplicação externa de uma corrente elétrica. Este tipo de corrosão ocorre por conta de uma interferência elétrica que ocorre por causa de uma instalação eletrônica.

Importante frisar que a corrosão eletrolítica não acontece naturalmente, mas sempre por conta de interferências externas

Como este tipo de corrosão afeta as tubulações?

As tubulações industriais podem ser acometidas pela corrosão eletrolítica, mas você sabe de que forma isso pode acontecer?

Como a maioria dos equipamentos e peças utilizados nas indústrias, assim como as tubulações que são montadas, são produzidos de materiais como aço de liga metálica, composição química, ferro e carbono, é de se existir a preocupação com este problema, afinal, estes são os  tipos de composições capazes de formar uma corrosão eletrolítica.

As indústrias precisam ficar atentas contar sempre com manutenção no tempo certo, preventiva, feita por empresa especializada no assunto, pois os produtos que passam dentro das tubulações, por exemplo, precisam ser extremamente cuidados, afinal, a depender do grau da corrosão eletrolítica, o estrago pode ser grande, correndo risco de deteriorar e até contaminar toda a produção, o que culminaria em prejuízo para a empresa. 

Além do mais, a corrosão eletrolítica pode gerar outro dano de grande proporção, como a deterioração dos metais, causando graves consequências como vazamentos, além de afetar toda a escala de produção. 

A corrosão eletrolítica afeta apenas as tubulações?

Não. Este tipo de corrosão também pode acometer os tanques industriais. Quando isto acontece, pode haver vazamento de produtos que ali estiverem armazenados.

Esse vazamento pode ocorrer por conta da corrosão do material do tanque, que pode gerar não só perdas financeiras como também riscos à saúde dos funcionários e a segurança do local, a depender do tipo de produto que estiver guardado.

Como prevenir a corrosão eletrolítica?

Afinal, que a corrosão eletrolítica pode causar sérios danos à produção de uma indústria é um fato, mas é preciso também entender que é possível prevenir este tipo de acontecimento.

Métodos simples podem ser seguidos pela indústria e também pela empresa contratada para realizar a fabricação e montagem de tubulação e tanques industriais. 

Controlar o estágio do projeto, analisar bem o metal e suas propriedades e analisar todas as possíveis influências eletroquímicas que os equipamentos podem sofrer estão entre estes métodos, assim como a utilização de revestimentos metálicos. Trate este último ponto como primordial e isto uma empresa especializada como a Carmox irá orientar seu cliente.