• contato@carmox.com.br
  • (35) 3014-0166

Manutenção preditiva e preventiva: quais as diferenças?

Compartilhe

Quer saber de uma vez por todas quais são as diferenças entre manutenção preditiva e preventiva? Neste conteúdo preparado pela Carmox, você vai ficar por dentro de tudo sobre este assunto, entendendo um pouco sobre os dois tipos de manutenção e para que cada uma serve. 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva trata-se de uma atividade técnica, baseada na análise de dados obtidos por meio de aparelhos sofisticados, além de acompanhamento de campo. A forma de medição é feita a partir de métricas pré estabelecidas, como:

  • Termografia;
  • Telemetria;
  • Ultrassom;
  • Análise de vibração;
  • Inspeção visual.

 

Logicamente, para exercer esse método de forma eficaz, é preciso ter treinamentos específicos e contar com o apoio da tecnologia e, claro, sempre é importante ter com você uma empresa especializada neste tipo de manutenção. 

O que é manutenção preventiva?

Entendendo mais sobre quais são as diferenças entre manutenção preditiva e preventiva, vamos falar agora da preventiva. 

Este tipo utiliza um cronograma para analisar a situação das peças e dos equipamentos e, por meio dessas análises, se avalia a necessidade de reparos, trocas ou outras medidas que se façam necessárias.

Entre os procedimentos adotados na prevenção estão a lubrificação das peças, revisões periódicas dos equipamentos, inspeção, entre outros.

Para determinar os períodos de avaliação são levadas em conta as recomendações dos fornecedores, a vida útil, a garantia e o histórico do equipamento ou da peça.

Qual destas manutenções é a melhor?

Muitas pessoas que estão pesquisando entender quais são as diferenças entre manutenção preditiva e preventiva, também buscam saber qual das duas manutenções é a melhor opção. 

No entanto, não existe afirmar que uma é mais eficaz que a outra, afinal, é preciso considerar a realidade e o perfil de cada empresa. 

Como foi apresentado anteriormente, a manutenção preventiva tem sua atuação pautada por cronogramas e, por conta disto, se um equipamento ou peça começar a apresentar problemas, o técnico só identifica quando o período de avaliação chegar novamente. 

Já a manutenção preditiva leva em conta não apenas cronogramas, mas, principalmente, o estado dos equipamentos.

Montagem e Manutenção Industrial

A sua empresa, independente do ramo de atuação, precisa de manutenção e se o seu caso foi manutenção industrial, a Carmox é especialista neste assunto, com equipe técnica especializada em Montagem e Manutenção Industrial. O diferencial está na história, com seus mais de 30 anos focados em melhorar o desempenho e garantir o funcionamento de tubulações industriais.

Clique aqui para conhecer mais profundamente o trabalho da Carmox neste sentido.