• contato@carmox.com.br
  • (35) 3014-0166

Quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações?

Compartilhe

Você sabe quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações? É isso mesmo, as tubulações industriais podem ser corroídas e prejudicar toda sua rotina produtiva. Por isso, você precisa de alguns cuidados necessários para que estes equipamentos não tenham este problema.

Neste blogpost preparado pela Carmox, você vai saber quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações, afinal, com o passar do tempo e por conta de reações químicas com o ambiente, o material da tubulação pode oxidar e apresentar diferentes tipos de corrosão.

O que pode acontecer se a tubulação for corroída?

Para você que busca entender sobre quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações, é importante saber que o aspecto de ferrugem que aparecem nas tubulações por onde passam os produtos pode prejudicar o desempenho dos equipamentos, podendo deteriorar peças por completo se não for controlada precocemente, gerando gastos com reparos e até substituições de máquinas, além de prejudicar a linha de produção e comprometer a segurança.

Abaixo, separamos breves explicações sobre quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações, veja:

 

Corrosão química

Este tipo de corrosão acontece quando um agente químico atua em determinado material, independente se ele for metálico ou não. 

Por exemplo, os solventes são substâncias que podem quebrar moléculas de polímeros para degradá-los. Outro exemplo, são as tubulações fabricadas com metais que contêm zinco como elemento de liga, pois este material é o ácido sulfúrico que cumpre o papel de agente oxidante. Já no concreto armado das construções, é a poluição que atua dessa forma. 

Corrosão eletroquímica

Para quem busca entender mais sobre quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações, é importante considerar que este tipo de corrosão é um dos mais presentes na indústria, pois acontece quando o metal entra em contato direto com o meio corrosivo. 

Basicamente, são duas as formas de causar este tipo de corrosão, colocando o metal em contato com um eletrólito e, assim, formar uma pilha galvânica ou manter dois metais ligados por um eletrólito. 

Corrosão eletrolítica

Essa corrosão não acontece por meios naturais, isto é importante de deixar claro, pois demanda a aplicação de corrente elétrica no sistema. 

Por esta razão, é importante saber que costuma estar presente em equipamentos que não contam com isolamento ou aterramento adequado. Sempre é importante, neste e em outros tipos de corrosão, a consultoria de uma empresa especializada em tubulações industriais como a Carmox. 

O que fazer para não deixar a tubulação corroer?

Agora que já se explicou quais os tipos de corrosão mais comuns nas tubulações, é hora de saber o que se deve fazer para evitar estes problemas na tubulação. 

A primeira coisa é investir em manutenção adequada, este é o melhor caminho para identificar o problema rapidamente e aplicar o melhor tratamento. 

Para isso, conte com a experiência de profissionais adequados e capacitados, como os da Carmox.